Os Objetivos da Igreja Cristã

O objetivo principal e último da Igreja é a divulgação ou proclamação de todos os desígnios de Deus, de tudo aquilo que Deus fez e continua a fazer pela humanidade. O alvo da Igreja sempre são as pessoas.


Por meio do anúncio da palavra de Deus, a Igreja procura edificar espiritualmente todos os cristãos para o serviço de Deus. Foi isso o que o apóstolo Paulo expressou ao escrever aos efésios que Cristo deu dons às pessoas e que escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. Desse modo todos chegaremos à unidade na nossa fé e no nosso conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras, pois cresceremos até alcançar a altura espiritual de Cristo. Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas. Ao contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo para alcançar a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça (Ef 4.11-15).

Mas a Igreja não está voltada apenas para si. Ela tem também um grande objetivo para com os que ainda não conhecem a verdade do evangelho - reconciliá-los com Deus através de Cristo. Diz o apóstolo Paulo: Tudo isso é feito por Deus que, por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos dá a tarefa de fazer que os outros sejam também amigos dele. A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo que eles sejam seus amigos. E Deus nos mandou entregar a mensagem sobre a maneira como ele faz que eles se tornem seus amigos. Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, tenhamos a vida santa que Deus quer (2 Co 5.18-21).

Foi com estes objetivos - crescimento espiritual dos membros e evangelização - que os apóstolos passaram a fundar congregações nos diversos locais para onde levaram o evangelho da salvação.

O MINISTÉRIO DA CONGREGAÇÃO

Estes objetivos da Igreja Cristã podem ser expressos em cinco áreas de atividades, que não estão isoladas mas interligadas entre si, com o objetivo de levar o evangelho a todas as pessoas:

1. Adoração: é a ação da Igreja na qual o povo de Deus ama, honra, respeita e aclama o seu Deus. Inclui tanto a adoração em público (culto) como em particular (devoção doméstica). Como o evangelho está no centro do culto cristão, manifesta-se também no culto o propósito salvador de Deus para com a humanidade. Na realidade, o culto envolve toda a vida da pessoa. O culto dominical e a vida diária dependem um do outro, e ambos estão presentes na atividade de adoração da Igreja. Veja as seguintes passagens: Rm 12.1,2; Cl 3.16,17; Sl 100.

2. Educação: é o aspecto em que se procura nutrir o cristão pelo ensinar e aprender. Na educação cristã Deus pretende que a Igreja firme os fiéis na palavra de Deus e os treine a andar em seus caminhos, a fim de que as pessoas se tornem adultas na fé. Confira Mt 28.20; Dt 6.6-9; 2 Tm 3.16,17; 1 Pe 2.2; 3.15.

3. Testemunho: é a ação da Igreja no sentido de levar aos que não crêem o amor que o Salvador Jesus Cristo teve e tem por todos. É através desta atividade que se manifesta com mais clareza o propósito de Deus salvar o mundo. Se a Igreja não se envolve no evangelismo, falha no que lhe é próprio. Veja Mt 28.18-20; Mc 16.15,16; At 1.8; 4.20.

4. Serviço: inclui as maneiras pelas quais o cristão e a Igreja respondem às necessidades das pessoas, a partir do amor de Cristo. O evangelho traz a pessoa a um novo relacionamento com Deus e com o seu semelhante. E é de forma bem especial na ajuda ao semelhante que vai se manifestar o amor a Deus e ao próximo. Confira At 2.42-47; 4.32-35; Gl 6.10.

5. Comunhão: é a atividade da Igreja Cristã em que os cristãos participam da vida em Deus e das vidas uns dos outros. A comunhão fundamental é a comunhão com Deus. Desta comunhão com Deus os cristãos aprendem a comunhão com seus irmãos na fé, que afasta o egoísmo e faz com que todos vivam em amor. Veja 1 Jo 1.3; Jo 17.21; At 4.32; 2 Co 6.14; Rm 16.17.